


Tema: Pequim 2008
Justificativa: O maior evento esportivo do mundo está ocorrendo na China, onde mais de 10,500 atletas estão disputando 38 modalidades olimpícas. O Brasil será representado por mais de 270 atletas em 32 modalidades. As transmissões em massa por meio da mídia despertam o interesse do grande público, fazendo que o esporte seja a tônica do momento. Partindo desse pressuposto a Escola Básica de Itajubá realizará estudos relativos às Olimpíadas.
Objetivo: - Possibilitar aos educandos informações sobre os jogos olímpicos.
- Favorecer aos educandos momentos de reflexão sobre valores éticos das competições.
- Propiciar experiências motoras das modalidades olímpicas.
- Agregar conhecimento cultural relativo às olimpíadas.
Estratégias: Serão as seguintes etapas:
1º - Reflexão sobre origem dos jogos.
2º - Mural sobre atualidades de Pequim (disputas)
3º - Escolha de uma modalidade olímpica por turma para pratica.
4º - Avaliação. Levantamento crítico e coletivo sobre os jogos e nossas práticas.
Materiais: Equipamentos esportivos (luvas e protetores p/ boxe); quadra de areia; jornais; revistas; cola; cartolinas e acesso à internet.
Público Participante: Educandos da 6º, 7º e 8º séries Matutino.
Tempo de Duração: 2º semestre de 2008
Avaliação: Qualitativa e quantitativa.
O PRAZER DE APRENDER
O SUCESSO DE UMA TURMA DE ALUNOS OU DE UM EDUCANDO EM ESPECIAL TEM MUITO A VER COM A MOTIVAÇÃO DO EDUCADOR. AO LONGO DA VIDA PROFISSIONAL, O EDUCADOR PASSA POR MUITOS DESAFIOS, BAIXOS SÁLARIOS, EDUCANDOS DESMOTIVADOS, FALTA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS, PARTICIPAÇÃO NEGATIVA DOS PAIS, GESTORES AUSENTES, INDISCIPLINA ETC. MAS SE O PROFESSOR UNIR COMPETÊNCIA INTELECTUAL, EMOCIONAL E AFETIVA CAUSARÁ
UM PROFUNDO IMPACTO NOS SEUS ALUNOS. POIS SABENDO QUE O APRENDIZADO SE DA EM GRUPO E QUE A ESCOLA DEVE PROPORCINAR PRÁTICAS CONJUNTAS E PROMOVER SITUAÇÕES DE COOPERAÇÃO EM VEZ DE LIDAR COM OS EDUCANDOS DE FORMA ISOLADA. O EDUCADOR ATENTO A EVOLUIR, A APRENDER, POIS O BOM EDUCADOR É OTIMISTA SEM SER INGÊNUO, CONSEGUE DESPERTAR, ESTIMULAR, INCENTIVAR AS MELHORES QUALIDADES DE CADA PESSOA.
